7/29/2006

FIMO - verdades e fantasias


Com frequência recebo emails com questionamentos acerca dos perigos e cuidados que se deve ter ou não com a manipulação e uso do Polymer Clay/cerâmica plástica/massa FIMO. Há quem diga que se trata de um produto atóxico que pode ser utilizado por pessoas de todas as idades sem maiores riscos à saúde. O que é verdade, mas apenas em parte.

Segundo Monica Resta , uma das mais conhecidas artistas de modelagem com o material no mundo, com mais de 40 anos de experiência, existem dois fatores de risco que não podem ser em absoluto ignorados:
Primeiro se refere a queima. Este é um produto - independente da fórmula adotada pelos diversos fabricantes que existem - essencialmente composto por PVC. Portanto com a combustão produz gás tóxico. É bom ressaltar que o gás só é liberado durante a queima(aumentando o risco quando a temperatura ultrapassa os limites indicados por cada fabricante). Sendo este um dado mais ou menos conhecidos por todos que manipulam com certa regularidade o material.

Segundo temos o risco em razão do plastificante existente em todas as marcas, e que não poucos ignoram. Até os anos 80 foi muito utilizado, pelos diversos fabricantes, o plastificante de nome DOP((diotylphtalato)que concluiu-se ser potencialmente cancerígeno. Mas na realidade seu maior problema era o de que, comprovadamente, podia interferir no crescimento e na formação de bebês e crianças. Naturalmente, os fabricantes imediatamente tomaram a precaução de trocar este por outro material com menor risco de toxicidade.

Mas permaneceu um problema, ainda hoje insolúvel. O plastificante, mesmo após a queima, continua, em parte, a existir "livre". Isto é, quando há a queima pequenas porções de plastificante não reagem com o restante do composto. Portanto, objetos onde é aplicado o material e que eventualmente teriam contato com alimentos e liquidos(talheres, copos e pratos)devem sempre ser evitados para o uso que não seja apenas decorativo!!!

Atualmente existe a fabricação de material especificamente dirigido à crianças e para cobrir objetos utilizados para alimentação em geral. Sendo este produzidos com plastificante "comestível"(o que vem mencionado pelo fabricante na embalagem). Mas devemos lembrar que mesmo este produz gases tóxicos durante a queima.

Os produtores europeus e Norte americanos de massa polímera, consideram, via de regra, que o produto é exclusivamente artistico e dirigido apenas para o manuseio de adultos. Não sendo indicado a crianças com menos de 8 anos(pois o plastificante ainda que não seja tóxico não é indicado para crianças).
Os adultos, se não forem incapazes, seguindo as instruções corretas, e tendo a atenção de não comer ou beber durante o manuseio, assim como não deixar queimar além do ponto o material, não correm maiores riscos.
Assim, o mais aconselhável é estar sempre atento e prudente e não somente com este material mas também com as tintas, vernizes e tantos outros produtos de uso corriqueiro no universo da Arte.

Até a próxima

7/25/2006

Fimo "tipo exportação"

O post de hoje é referente a loja Fatto a Mano, localizada em Padova(Italia). Inaugurada em meados de maio deste ano pela italo-gaúcha Luciane Arboitte, oferece peças artesanais de grande qualidade produzidas, na maior parte, por artistas brasileiros.
Não sendo esta nem a primeira e, espero, nem a última cliente no exterior. E apesar de estar já acostumado a trabalhar com peças produzidas sob encomenda bem como exportar o material que crio, esta cliente é especial para mim pelo fato de que a idéia do Logotipo escolhido para identificar a loja partiu de uma mandala criada especialmente para sua proprietária.
Agradou tanto o resultado que acabou tornando-se seu símbolo estampado nos cartões de visita, material publicitário, no toldo frontal e, é claro, tendo destaque dentro da loja.
Se estiver de viagem pela Italia, ao passar por Padova visite a loja e tome um cafezinho com sua simpática proprietária. Ela terá imenso prazer em lhe receber. Anote o endereço:
Contrà Rialto, 31 - Camposampiero(PD)
fone/fax - 049 9301954

Aproveito para dividir com todos estas imagens a mim remetidas por Luciane da mandala em questão e do dia da inauguração, momentos antes de sua abertura oficial. À Luciane desejo todo, merecido, sucesso!!!!

Até a próxima