7/22/2007

O perigo ronda a WEB


Que a internet facilitou e muito ao trabalho de quem manipula a argila polímera/cerâmica plástica, isto é indiscutível. Afinal, é o mais fácil modo de conhecermos artistas, suas páginas e obras que se encontram distribuídos por todo o mundo. E isto tudo sem levantar da cadeira.
Por outro lado, para aqueles que buscam atualizar e aprimorar sua Arte conhecendo a fundo os lançamentos do mercado editorial especializado e nem sempre de fácil acesso, as livrarias virtuais são uma benção. Afinal, onde melhor encontrar livros que de outra maneira apenas teríamos acesso através de generosos amigos que vivem ou viajam ao exterior, ou comprando diretamente em livrarias dos EUA e Europa?

Pois foi com este espírito desarmado que utilizei os serviços de um imenso portal nacional bastante conhecido por vender produtos de todos os tipos na internet brasileira e que oferece uma especial seção de livros importados. Mesmo que a oferta de títulos não seja a mais completa para quem sempre está antenado nos lançamentos, ainda é a melhor solução que temos. Ou será que não?

Pois nesta livraria virtual citada encontrei o titulo: The art of jewelry - Polymer Clay, da autora norte americana Katherine Duncan Aimoni. Com razoável preço bem como um razoável prazo de entrega resolvi arriscar e investir em mais este título para minha biblioteca que utilizo amiúde como material de apoio em minhas aulas e criações pessoais.
Mas qual não foi minha, desagradável, surpresa ao constatar que a entrega prevista, que seria de 29 dias corridos - segundo dados à vista de todos e publicados no próprio portal em questão - levou "apenas" 42 dias para ocorrer!!!!
Seria cômico se não fosse trágica a postura deste portal ainda tentando justificar seu atraso enviando mensagens diárias onde, como deve já estar supondo o leitor, jogava para o dia seguinte a suposta entrega, apenas alterando a data, e pedindo desculpas pelo inconveniente.
Tão insistente isto se tornou que acabei criando uma regra para eliminar estas mensagens indesejadas em meu programa de e-mail e que denominei: contagem regressiva. Afinal, nesta altura dos fatos só me restou fazer piada de meu involuntário papel de palhaço. :-)

A todos os desavisados, como fui neste momento, um curto e direto conselho: muito cuidado com lojas mesmo com nome no mercado que se comprometem com prazos que sob nenhuma hipótese conseguirão cumprir. E que, tenho absoluta certeza, possuem plena consciência disto. Mas como o que conta é garantir a venda...
Fique alerta, pois depois que você entrega o número do cartão de crédito para cobrança pode sentar e esperar, pois só a cobrança será garantidamente feita sem um único dia de atraso. Quanto ao recebimento de sua encomenda? Prepare-se com velas e muita reza forte, que se não ajudam a acelerar o envio pelo menos o distrairão em sua, longa, espera.

Peço que meus leitores me desculpem pelo desabafo (e a este muitos outros poderiam se juntar, mas isto fica, talvez, para outro post...) mas em um país onde a ética se tornou palavra morta na boca de políticos profissionais (mas não somente entre estes), em um país onde viajar de avião tornou-se uma roleta russa e não apenas um meio de se chegar rápido para assumir compromissos que não esperam e lhe dizem apenas que relaxe e goze (sic), em um país onde não somos tratados com a deferência e respeito natural enquanto nosso papel de clientes e cidadãos e sim apenas como um meio de lucro fácil e garantido, em um país onde ser e esperar que os outros sejam profissionais, cumprindo prazos e contratos estipulados é garantia de acabar sendo alvo de chacota, descaso e até ameaças, veladas ou não.
Deste país, infelizmente, muito pouco se pode esperar.

Até a próxima