8/14/2006

Ensinar é uma arte

Com frequência recebo emails perguntando quando estarei disponibilizando CD's, DVD"s ou mesmo apostilas ensinando
as técnicas que tanto utilizo em minha produção pessoal. Sendo algumas de minha própria criação.
Apesar de acreditar que nada supera o valor do contato "olho no olho" em uma relação professor/aluno, a cobrança neste sentido tem sido tanta que iniciei o esboço para a criação de material que considero relevante para um bom aprendizado. Tendo o cuidado de procurar fazer com o profissionalismo e escrúpulo, tal qual o faço com minhas peças e oficinas, antes de vir a comercializar algo.

Dia destes uma aluna me mostrou uma destas apostilas que havia comprado em um site, dito, "especializado" da web. Bom preço, lhe pareceu uma pechincha que não havia como ignorar. Confesso que me envergonhei com a visível falta de experiência e conhecimento de quem havia produzido e estava comercializando aquele tipo de material sabe-se lá (mal)copiado de onde. Até pensei, com meus inúmeros botões: "O capitalismo selvagem por vezes parece ultrapassar seus próprios limites, deixando de ser apenas selvagem para tornar-se inconsequente".

Por experiência própria posso afirmar que somente com muito exercício e prática que conseguimos adquirir o necessário e imprescindível domínio técnico que nos qualifique. Conhecer algumas técnicas é fácil, mas dominá-las com segurança é algo que vem apenas com tempo, muita dedicação e esforço. Lamentavelmente, o fato do material estar "na moda" aliado ao fácil acesso à informação criam, associado a falta de controle de conteúdo, condições para o não raro surgimento de pessoas com o perfil oportunista e irresponsável que visam apenas ao lucro imediatista.

Concluindo. Não sou contra apostilas, Cd's ou Dvd's, eu mesmo aprendi muito do que sei através de livros que
importei durante muito tempo. Mas a comprovada experiência, refletida em uma detectável produção qualitativa e quantitativa assim como a credibilidade do fornecedor, em outras palavras, o curriculum de quem está se propondo a ensinar algo, é aspecto essencial que não deve ser ignorado sob o risco de se entrar numa fria.