12/27/2009

Salve 2010


De repente a gente percebe que mais um ano se foi. E foi muito rápido apesar que também foi intensamente vivido. Com muito esforço, criação, prazer de produzir e aprender. Com muitos altos e alguns baixos, alguns sonhos e ilusões perdidas, bem como outros tantos criados até chegar seu tempo de também se perderem e/ou se modificarem. Ufa!
Enfim o que importa é que hoje mais que ontem me sinto mais maduro e vivido e, consequentemente, menos ingênuo, em minha caminhada tanto como artista como ser humano. E isto não me parece ser pouca coisa.

Quando, este ano, me lancei na idéia de dar uma repaginada no blog tanto em forma quanto em conteúdo, a primeira idéia que me ocorreu foi a de publicar posts apenas referentes ao tema Polymer Clay, e entre estes apresentando artistas do mundo inteiro, dos mais diversos estilos e leituras - sendo muitos, inclusive, desconhecidos em seu próprios países.
Mas ao fazer isto não estava pensando se teria alguma reação ou retorno ou mesmo de que tipo. Na verdade, sequer tinha expectativas a respeito. Sendo este, antes de mais nada, apenas um novo projeto pessoal que visou, como sempre, contribuir para que a troca de informações acerca de Polymer Clay/cerâmica plástica, papel crucial da Internet, tivesse mais um canal não comercial, portanto isento, para se propagar.
Já que, vamos convir, referências sobre o material em português, lamentavelmente, ainda são poucas e bastante incompletas. Já que em geral os criadores na área se restringem a produzir, se tanto, galerias com apenas produção pessoal.
Baixem as pedras os mais apressados!
Nada tenho contra galerias de produções pessoais, apesar de em grande parte nada me parecerem acrescentar além de massagem no ego de quem as cria. Apenas, ainda assim, acho que há espaço e obrigação para que muito mais seja mostrado e dividido. Questão de mentalidade...

Bem, no final a proposta deu tanto certo que triplicou o número de acessos únicos no blog em menos de 10 meses dado o interesse que o assunto desperta e, acredito, pelo preenchimento de uma lacuna ainda existente no universo das massas de modelagem especiais no país. Tornando-se aos pouco, para mim motivo de orgulho, uma forte referência acerca de Polymer Clay a disposição de todos na internet brasileira.
De tudo isto ficam a satisfação de ter procurado me superar e oferecido o meu melhor, sem riscos ou mesmo vontade de cair na armadilha fácil da agenda ancorada na autopromoção ou de questionáveis e, muitas vezes, hilários elogios mútuos. O que só vem a demonstrar o quanto ainda teremos que caminhar até encontrarmos a maturidade de um perfil de profissionais realmente capacitados e com credibilidade no país.
Se foi pouco, perdoem-me os criticos (em geral improdutivos) de plantão. De garantido é que jamais existirão nem meias verdades nem mentiras completas em meus posts. O que por sí só já o diferencia do muito que se vê por aí. Já para aqueles que me acompanham e visitam ao blog prometo ainda mais novidades neste ano de 2010, sempre ministradas em doses homeopáticas, mas garantidas.
Para encerrar transcrevo algumas palavras que alguém escreveu em algum lugar e que esqueci de onde li, mas que acho que traduzem o espírito que move este blog e minha vida e que procuro sempre ter como saudável referência.

"(...), este é o "exílio na separatividade" que vivemos, isto é, a mania de vivermos em torno de nossos próprios interesses e problemas esquecendo que o sopro vital que os transformará de atividades meramente egoístas em exercícios produtores de benefícios para o todo de nossa espécie depende apenas de nossa conscientização de sua necessidade de existir".

Feliz 2010.

abraços gerais e até a próxima.