2/16/2009

Uma Estrela Chamada Starr Blanton

Enquanto mexia no layout do blog (sabe-se lá se de forma definitiva ou por quanto tempo) prossegui mantendo meus contatos com artistas do Polymer Clay/cerâmica plástica de todo o mundo. Os quais, muitas vezes, acho que conheço melhor e em maior número que aos polymers (ceramistas plásticos???) brasileiros.
Sempre fico pensando se isto acontece por sermos em número reduzido demais, mas nem tanto. Ou se isto se deve, justamente, à estranha mentalidade brasileira (presente em todas as áreas) de “esconder jogo” e evitar maiores contatos com qualquer um que possua um trabalho diferenciado do próprio, como se isto fosse um perigo ao status quo personalista. Afinal, comparações acabam por ser inevitáveis e podem ser danosas a certos egos. Quizás...

Desta forma, entre pensamentos soltos e reflexões organizadas conclui que ajudaria a mudar, ou pelo menos a sacudir, esta triste mentalidade provinciana e a alterar este diminuto número de artistas, artesãos e designers em atividade na área - sim, há diferenças entre as denominações. Sem que com isto um seja menos que outro, mas diferentes - indicando e comentando websites de pessoas que conheço e que vivem e respiram suas artes em todos os recantos deste planetinha azul. Ganham os polymers brasileiros vendo que existe muito mais que nossos diminutos umbigos possam supor e ganham os polymers estrangeiros tornando ainda mais conhecidas, e de forma merecida, suas criações e processos de trabalho.

Neste post vou falar um pouco de uma artista chamada Starr Blanton de Cincinnati (EUA) que produz um tipo bastante diferenciado de peças cuja temática é sempre voltada à natureza. Starr cria pequenas peças (algumas com apenas dois cm como o goldenfish que ilustra este post) que lembram delicados bibelôs antigos, mas com uma leitura contemporânea que simplesmente me fascinaram desde que a conheci e a seu trabalho.
Xi, mas este papo de bibelôs parece coisa de casa de avó, meio cheirando a mofo, chás frios e bolinhos duros diriam alguns desavisados.
Pois é, aí é que se enganam os que não a conhecem e a sua arte. Suas minuciosas e pequenas peças cheias de delicadeza e ricas em detalhes revelam um extremo bom gosto e sensibilidade na seleção de cores e técnicas e que a fazem, sem dúvida, ser uma de minhas artistas prediletas em Polymer Clay/cerâmica plástica.
Ela emprega em suas peças folhas de ouro, pigmentos metalizados que, lamentavelmente, ainda carecemos no mercado nacional e une massas translúcidas e opacas em suas originais criações. Nunca empregando moldes, mas modelando as figuras e depois aplicando pedacinhos de seus canes/bastões até finalizar cada peça, todas com tiragem limitada. Levando por vezes semanas para criar cada novo personagem de seu jardim imaginário. Um trabalho de extrema paciência e perícia, sem dúvida.
Sua temática e estilo são tão pessoais que dificilmente confundiria seu trabalho com o de outra pessoa. O que vem a demonstrar que técnicas todos aprendemos com maior ou menor dificuldade, basta tentar. Mas o diferencial será sempre o estilo, modo e capacidade de se expressar de cada um. Deliciem-se com algumas imagens, gentilmente cedidas pela artista, para ilustrar e iluminar este post. É um verdadeiro jardim mágico de formas e cores.
À Starr, que sei que lerá este post, só posso desejar cada vez maior sucesso e que nunca deixe de brilhar como a estrela da modelagem em Polymer Clay que é. E também agradecer por a ser a pessoa delicada, generosa e atenciosa com quem me encantei desde o primeiro contato.
Já a todos os leitores indico a visitação a sua página na internet que coloquei abaixo. E cujo link já se encontra permanentemente indicado ali ao lado.

Lembro a todos que para visualizar as imagens em tamanho maior basta clicar sobre elas. Você vai se impressionar ainda mais com o que vai ver. ;-)

Até a próxima.