3/29/2007

Sobresites - Tudo em um só lugar



Pois é, deve haver quem pense que qualquer dia destes vou ter que mudar o tema e o título do blog para algo diferente pois, apesar de seguir sempre produzindo e refletindo acerca de Arte, meu post de hoje é novamente sobre internet. :-)

Mas não creio que exista nada de contraditório nisto. Pois, se pararmos para pensar, este também é um post que envolve arte e sua produção/veiculação na rede. Hoje decidi escrever um pouco do projeto desenvolvido no Portal SobreSites.
O que é isto? Muitos devem estar se perguntando.

Bem, o SobreSites é um imenso portal que possui, hoje, 111 guias especializados nos mais diversos temas criados e gerenciados por voluntários. Voluntários estes que possuem em comum a paixão e o conhecimento nos assuntos que tratam em seus respectivos guias além é claro de terem experiência em navegar pelos, as vezes, bravios mares que compõem a rede mundial de computadores. Sendo que estes mesmos estão sendo constantemente reformulados através da pesquisa, análise, avaliação e veiculação de links considerados relevantes em cada área.


No meu caso sou o responsável pelo guia de artesanato, recentemente atualizado. Na verdade, minha participação iniciou por acaso em um de meus passeios " sem rumo" na web. E foram justamente a sua proposta e perfil que me atrairam de imediato. Isto é, o fato de não se tratar de um portal onde as pessoas simplesmente indicam seus links pessoais em busca de divulgação gratuita e cujo único interesse é apenas apresentar enormes quantidade de links sem maiores critérios. Ali, antes de irem ao ar todos os sites e blogs são avaliados em seus conteúdos pelo responsável por cada guia levando-se em conta conteúdo, relevância segurança etc. Visando assim, antes de mais nada, facilitar e qualificar a busca do usuário. Ainda que seja um trabalho que tome bastante tempo e exija muito profissionalismo, visão crítica e, acima de tudo, muita dedicação é extremamente gratificante para quem o faz pelo fato de que, acredito, todos nós "editores" temos a consciencia de que estamos assim criando e gerindo informação que farão a internet ser mais interessante e proveitosa áqueles que a utilizam.
Eu mesmo sou um visitante frequente do sobresites onde sempre estou procurando indicações sobre informática, design e até Filosofia e História. Afinal, são tantos guias diferentes que facilmente podem ocupar a curiosidade de qualquer um sem muito esforço. ;-)


Mas talvez a maior motivação que me levou a criar e manter o guia de artesanato esteja no fato de que assim, ainda que de forma modesta levando-se em conta o tamanho da web, posso ajudar a divulgar talentos, por vezes sem maiores condições de aparecerem melhor posicionados em mecanismos de buscas(por não poderem ou não quererem pagar por isto, como muitos o fazem), ou porque não possuem tantas indicações através de páginas de "amigos" que fazem com que seu pagerank seja melhor posicionado. Ali o que conta, antes de mais nada, é o fator qualidade. E é fantástica a quantidade de material de extrema qualidade que a tenho oportunidade de conhecer e indicar e que, devido a uma estreita mentalidade corporativista, não raro presente mesmo na internet, não teriam a oportunidade de serem melhor conhecidos por todos.


É pouco o que faço? sem dúvida. É apenas uma pequena gota em um imenso oceano. Mas a consciência de que tento fazer sempre o meu melhor faz com que valha a pena.
Visite e confira:
Portal SobreSites


Até a próxima.