7/26/2009

Chameleon responde

Este post foge do perfil padrão que venho adotando faz algum tempo, eu sei. Mas é justificado pelo fato de que visa tirar algumas das muitas dúvidas que tem me chegado via email, estão sendo postadas aqui e até sendo remetidas via msn. Só que assim fica muito difícil ficar respondendo caso a caso pois o tempo é cada vez mais curto inversamente à vontade de auxiliar com um pouco de minha experiência a todos que me procuram com questionamentos sobre este fascinante material tão cheio de possibilidades.
Assim, só pra organizar, primeiro procure sua dúvida em meu site na seção “dicas”. Sempre que posso estou atualizando com novas informações que vou descobrindo aqui e ali. Mas se não encontrar respostas por lá o melhor é me escrever direto para contato@chameleondesigner.com que terei o maior prazer em tentar ajudar. Ok?

Aproveitando para tirar algumas dúvidas mais frequentes.


Material que rasga e esfarela
Sou com frequência perguntado acerca de problemas com massa que esfarela e rasga apresentando graves problemas em seu uso apesar de ser corretamente (?) sovada. Bom, para começar a mesma não deve ter sido suficientemente amaciada pois quando feito da maneira correta esta deve ficar homogênea e muito fácil de manusear. O segredo não é apenas amaciar mas fazer com que sua temperatura se aproxime da humana( 36 graus) quando se torna bastante maleável.
Mesmo achando que foi bastante sovada, o melhor é redobrar o esforço. Dá trabalho no início, sei bem. Mas os resultados sempre compensam. :-)
Também indico sempre que se pique bastante o material antes de voltar a reunir e começar a amaciar. Desta forma facilita para que pegue uma boa liga com mais facilidade.
Pode acontecer também do material estar muito ressecado, não melhorando mesmo com o manuseio. Isto ocorre porque parte da oleosidade do material fica nas mãos e na superfície onde está sendo trabalhada.
Para solucionar, basta misturar uma ponta de dedo de óleo mineral ou vaselina líquida ou mesmo óleo comum de cozinha sobre o material para que reaja. Mas cuidado, faça isto de maneira bem econômica, senão pode acabar virando tudo em uma meleca.
Na verdade, em princípio sou contra amaciantes artificiais – sendo esta uma postura e opção pessoais – mas em casos extremos não os deixo de usar.

Moldes e Polymer Clay
Outra questão comum é se pode usar molde de silicone para produzir peças em PC? Pode não apenas criar peças em polymer clay com moldes mas também os próprios moldes são produzidos com facilidade com o material. Os resultados são superiores aos moldes criados em gesso. Além de ter muito maior durabilidade.
Mas é muito importante lembrar (apesar de meio óbvio...): não se coloca o molde de silicone no forno! É aconselhável também umedecer o molde de qualquer material com água antes de usá-lo com o Polymer Clay/cerâmica plástica. Isto ajuda a retirar a cópia sem danificar.

Diferenças entre Porcelana Fria e Polymer Clay
Para fazer bonecas(os) o Polymer Clay é diferente de que maneira com relação ao biscuit/porcelana fria?
Na verdade não tenho muita experiência com porcelana fria. Mas pelo o que sempre percebi é que além de encolher com a secagem, o que pode levar a eventuais danos dependendo das dimensões da peça - o que não ocorre com o Polymer Clay/cerâmica plástica - em especial, não permite que se trabalhe bem os detalhes, os quais, na verdade, são aquilo que tanto enriquecem a Dolls Art.
Alguns fabricantes de Polymer Clay inclusive oferecem massa especial dirigida à dollsmakers, que se caracteriza por ser ainda mais macia, apesar de firme, que o PC tradicional. No Brasil existe bom material para dolls art como o da linha Poliart Dolls do fabricante FXARTE.
1
Polymer Clay tem validade de uso?
Bem, em princípio e sendo uma massa plástica não há uma validade exata para o material desde que bem acondicionado em saco ou pote plástico, fora da geladeira, e guardada em uma gaveta ou armário sem contato com a luz solar direta. Se tiver este cuidado poderá reaproveitar o material por tempo indefinido.
Detalhe importante: dependendo do tipo de plástico ou pote que utilizar pode haver uma reação com o material e danificar a embalagem e até arriscar a perder o material. Primeiro teste com um pouco de Polymer Clay antes de usar em definitivo a embalagem. E lembre-se, que é muito importante: jamais reutilize o pote ou plástico utilizados com produtos para animais e humanos.
1
Bom, por enquanto era isto.

Até a próxima