3/23/2009

Um lugar chamado Riverdog

Em meus passeios pela web - que devido a seu tamanho e abrangência além da capacidade de suportar, sem nenhum critério além do raro bom senso, a todo tipo de criações e criaturas - tenho a oportunidade de deparar do medíocre ao inovador, do primário e lugar comum ao realmente criativo e absolutamente diferenciado. E, como sempre, cabe a cada um manter sua atenção ou descartar o que lhe parece desinteressante. O que, aliás, faço com freqüência. Doce democracia que a mídia interativa nos permite exercitar.

E foi numa destas minhas incursões pelas profundezas da rede que descobri um local de nome estranho. Um local encantado onde vivem e criam um casal de artistas que evitam os holofotes e o agito das cidades.
O lugar se chama Riverdog Studio e está localizado em Oberlin, Ohio(EUA). E o casal é Deborah Banyas e T.P. Speer. Artistas que sempre vivenciaram suas Artes de forma independente desde sua união em 1976. Em 1979 T.P. renunciou à sua posição como professor na universidade para se devotar em tempo integral ao trabalho em seu estúdio junto à sua esposa Deborah. Ao lado de seus inúmeros cães, optaram por um recanto apenas e tão somente de paz e prazer de se fazer Arte. Riverdog Studio é um belo espaço onde se respira cultura e paz transcendental em meio a uma verdejante paisagem praticamente intocada pelo progresso. E foi lá, na década de 1980, que começaram a estudar e coletar a arte popular americana e mexicana. Sendo que sua paixão começou a se refletir em sua arte.
Deborah iniciou com uma série figuras pintadas que provaram ser bem sucedidas. Para logo depois adicionar aos trabalhos misturas criadas com madeira, telas, Polymer Clay/cerâmica plástica, metal, acrílico e tecidos. Deborah produz peças one of a kind, isto é, únicas e produzidas a mão e que podem ser escolhidas entre confeccionadas em tecido ou Polymer Clay e até variedade de cores para os “cabelos” produzidos com finos arames .

T.P Speer, por sua vez aprofundou-se em suas viagens gráficas através de pinturas, litografias e ilustrações. E embora tenham visões conceituais próprias suas Artes se completam, e se complementam, em total harmonia.
Nas criações de ambos, sempre centradas no humano, seus limites e sonhos, invariavelmente percebemos um nítido flerte com o realismo fantástico sempre carregado com uma pitada de humor, o que parece refletir a satisfação de viver em um espaço tão especial, com ritmo e necessidades próprias.

Espaço gerenciado por pessoas adoráveis com os quais entrei em contato contando de minha proposta de apresentar talentos que existem, às vezes quase escondidos, em tantas partes do mundo e que falam uma mesma linguagem em comum: O amor à Arte.
E me deram quase que de imediato um retorno e autorização para usar suas peças sem nenhuma restrição, aqui.

E como são pessoas generosas, ainda abrem as portas para receber hóspedes interessados em uma convivência com a Arte, pessoas inteligentes e uma paz tão desejada. Sem dúvida, uma visita imperdível.


Como sempre encerro este post agradecendo aos artistas a oportunidade de poder mostrar pessoas com formas de expressão diferenciadas e poder compartilhar um pouco disto com todos.

E aproveito para indicar uma visita, mesmo que virtual, a este lugar chamado Riverdog Studio



Até a próxima