7/08/2006

Como e quando fui apresentado ao material


Conheci o Polymer Clay(cerâmica plástica) e algumas técnicas à aproximadamente oito anos atrás através de dois livros e alguns blocos de massa enviados por amigos que moravam nos EUA, na época. E, já trabalhando a vinte anos com cerâmica tradicional, fiquei fascinado com as possibilidades inerentes ao material.
Seu emprego mais usual no Brasil é na forma de bijuterias. O que, acredito, limita um pouco as infinitas possibilidades que possui. Tanto que, pessoalmente, optei até por uma questão de gosto, por centralizar meu trabalho cobrindo vidros na forma de luminárias e vasos.
E, em especial, na criação de Mandalas, como as que tenho apresentado aqui, e que desde então se tornaram marca registrada de minha produção pessoal. Assim como tenho buscado desde então aperfeiçoar bem como aprender novas técnicas que levem a formas geométricas com as quais procuro criar intrincados e calidoscópios e filigranas.

E já que estamos falando de Mandalas, indicaria um site muito legal. Mandala Project Trata-se de um portal onde você pode encontrar imagens de mandalas produzidas nos mais diversos suportes por artistas de todo o mundo. Para localizar minha peça basta fazer a busca sob o título "polymer clay".

O que é FIMO


Fimo, ao contrário que muita gente pensa e até afirma não é o material em si, mas antes o nome fantasia(comercial) dado pelo fabricante alemão(Eberhard Faber)à argila de polímero - ou massa polímera ou mesmo "cerâmica plástica", como o material também é conhecido no Brasil - que emprego em meus trabalhos.

As argilas polímeras(ou sintéticas) são massas modeláveis feitas a base de PVC em associação com plastificante e corantes que quando queimadas criam um efeito porcelanizado.São várias as vantagens frente a outros materiais modeláveis(como o biscuit ou resina epóxi)tais como: Não secar durante e após a manipulação(somente após queima), ser facilmente conservada quando bem acondicionada(por vários anos se necessário), resistir ao contato com água após a queima e poder ser queimada em forno doméstico(ao contrário da cerâmica tradicional). Apresentando-se nas versões: opaco, translúcido, perolado, metalizado, imitação de pedras e fosforescentes.

A arte de modelagem com massas polímeras surge no final da década de 1930, na Alemanha quando era então largamente empregada na produção de cabeças e membros de bonecas.Mas é somente nos anos 70/80 que este material se difunde, em especial, quando descoberto por artistas plásticos norte-americanos, os quais se encarregaram de criar, aprimorar e divulgar novas técnicas.

No Brasil aparece nos anos 80, contudo devido ao seu alto custo e dificuldades em ser encontrado no mercado, sendo restrito a algumas poucas importadoras ou através de viajantes, além da bibliografia ser basicamente apenas em inglês fizeram com que sua difusão tenha se tornado bem mais lenta.
Foi a partir do ano de 2003 que vimos o lançamento de algumas revistas especializadas sobre o assunto assim como algumas demonstrações feitas em programas de TV. O que vem apenas atestar o crescente interesse que a argila polímera tem despertado nas pessoas.
Contudo, seu custo ainda elevado aliado a dificuldade do material ser encontrado fora dos grandes centros, ainda o torna um material pouco conhecido do grande público.