3/01/2009

3D Street Art by David Evans

O conceito de uma vida contemporânea doentiamente voltada para a produtividade, competitividade e alta performance, mesmo que muitas vezes com resultados inexpressivos, leva-nos forçosamente a conviver com uma freqüência assustadora de meias verdades e mentiras completas. Lamentavelmente, este perfil pouco ético é bastante comum mesmo no mundo das Artes onde circulo desde minha adolescência e onde já vi de tudo e muito mais. Mesmo assim ainda sigo me espantando, não com a engenhosidade técnica do que tantas vezes vejo, mas antes com a cara de pau de alguns em busca de um forçoso e fácil sucesso. Onde, estes ao mesmo tempo em que buscam a promoção a qualquer custo denigrem-se, justamente, por seus próprios atos e palavras.
Esta visão dos fatos, muitas vezes, me leva a me sentir sem energias para continuar tentando manter, antes de qualquer coisa, minha dignidade e profissionalismo. Afinal, não raro mais parece valer uma razoável rede de contatos e parcerias menos interessantes que interesseiras do que realmente criar algo original, de verdade.

Mas tudo muda quando a gente tem a felicidade de conhecer pessoas com real talento que fogem do tradicional circuito/circo das artes com suas trocas de favores e amabilidades quebrando as regras, e pasmem, com êxito. E, melhor ainda, batem em rostos pretensiosos com suas luvas de pelica repletas de raro talento e extrema perícia no que fazem. Privilégio reservado a poucos. Bem o sabemos...

Este post é justamente para apresentar um dos melhores e mais originais e criativos Artistas de Polymer Clay que já tive o privilégio de conhecer. Que além de artista plástico ainda consegue ser fotógrafo dos bons, DJ e cameraman talentoso. Seu nome? David Evans. Também conhecido no meio artístico por CityZenKane - CZK. Sua Nacionalidade? Inglês. Sua especialidade? 3D Street Art.

David é um artista que desenvolve sua Street Art de forma diferente do grafite tradicional, onde começou. E, apesar de ainda usar as paredes de sua nativa Londres como suporte para seu trabalho - utilizando a rua como uma imensa galeria ao ar livre e assim atingindo um público imensurável - seu principal, mas não único diferencial está no fato de que suas peças são 3D sempre moldadas e, muitas vezes, cobertas com aplicações em Polymer Clay/cerâmica plástica. Razão esta pela qual desde que o conheci e a seu trabalho fiquei absolutamente encantado. E encantado não só pela originalidade da idéia, já que desconheço que outros façam igual, mas por sua coragem e desapego, pois não tem nenhuma garantia de que as peças não serão, eventualmente, furtadas ou mesmo danificadas.

Resulta disto um marketing do bem, pois o torna ainda mais conhecido fora dos circuitos de Artes oficiais e ao mesmo tempo ilumina a cidade com surpresas visuais deliciosas. Sem esquecer de mencionar que assim pode expandir seus contatos no meio artístico e fora deste, aumentar seu número de fãs e até mesmo interessados em suas criações. Já que comercializa tanto os originais quanto cópias numeradas e assinadas.

Sua temática é tão variada e inusitada quanto os locais onde expõe e técnicas que usa, indo de formas orgânicas onde abusa das cores fortes e contrastantes ao mesmo tempo em que emprega técnicas diversas que se harmonizam e nos levam a um passeio visual pelos labirintos de seu inconsciente, ao figurativo onde busca em temas universais sua inspiração para (re) leituras absolutamente pessoais e diferenciadas.

Bem, depois de muito o incomodar consegui que me permiti-se não somente postar belas imagens de seu trabalho e indicar seus vídeos veiculados no YouTube, mas também falar um pouco dele e sua Arte. O que aconteceu após freqüentes trocas de prazeirosas mensagens. O que me permitiu conhecer melhor um artista não apenas muito talentoso, mas também modesto em seu saber e criar, sempre disposto a ensinar e principalmente aprender e se reinventar.

A Dave só posso mais uma vez agradecer pela infinita paciência zen que sempre tem comigo, com minhas dúvidas, temores e ansiedades de querer sacudir e mudar o mundo, pelo menos da arte. Tornando este um espaço mais justo, correto e honesto. Além de agradecer por poder ter a honra de defini-lo como um bom e querido amigo pessoal que mesmo longe nunca está distante.

Já para meus ansiosos leitores ávidos de novidades que valem à pena, fica a dica para que além das imagens que ele me remeteu para ilustrar este post, visitem seu website onde veicula as imagens fotográficas de seu perfil multimídia e que vejam seus videos no YouTube onde inclusive poderão visualizar a riqueza de seu processo de trabalho que modestamente tentei traduzir em resumidas palavras aqui.


Realmente vale à pena conferir.

Até à próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário