7/11/2006

Percepções


É curioso como os gostos estéticos, assim como o perfil cultural, parecem variar conforme a geografia dos povos. Ontem estava visitando minha página em um portal português onde são expostas peças de artesãos e artistas de países de lingua portuguesa ( Portal artesãos e me chamou a atenção o fato de que, apesar de ter uma razoável e variada galeria de peças expostas, as que atraem mais visitantes(e imagino que sejam na maioria portugueses)são os porta-joias de madeira coberta com filigranas produzidos em argila polímera(polymer clay).

Em vendas que faço para os EUA, a preferência, invariavelmente, sempre foi de pratos decorados que denomino de Mandalas e vasos. Já para a Italia e Espanha as bijuterias é que atraem mais os compradores. E no Brasil, até onde percebo, são as pequenas luminárias que agradam mais.

Fico pensando que assim como os gostos e preferências de cores e formas são variados em todo o mundo, mas sempre sob um mesmo domínio, o da Arte, bom seria que as pessoas de todo o mundo ao invês de terem rusgas em razão de territórios, poderes mesquinhos e ideologias vazias apenas tivessem divergências sobre preferências de expressões artisticas.

É, os artistas por vezes parecem viver em um universo paralelo onde os conceitos de tempo e espaço possuem outras dimensões e valores. Lugar este onde o sonho e a fantasia, são realizáveis e dominantes.
Sinceramente, não trocaria meu mundo particular por nenhum outro. Nele vejo cores, formas e volumes onde a maioria parece enxergar a tudo mas nada ver. De tudo me brotam idéias e de tudo colho um novo aprendizado.

Viver o mundo das Artes é viver um sonho acordado, como alguém outro dia me falou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário