7/12/2006

Referências


Dificl poder falar de uma única referência ou fonte de inspiração que mova meu trabalho.
Basicamente, antes de iniciar uma nova peça, por exemplo um vaso, fico algum tempo observando suas formas e tentando "ouvir" o que ele tem para me dizer. Sei que isso parece estranho mas o que acontece é como que um diálogo sem palavras ancorado no trinômio intuição/imaginação/sentimento.

Resulta deste momento de meditação realmente ver em minha mente os diversos desenhos e cores que devem desta ou daquela forma serem produzidos e aplicados de modo a chegar a este ou aquele resultado. O que, é claro, um certo prévio conhecimento das inúmeras e variadas técnicas aplicáveis ao material auxilia muito.
Amiúde, nem sempre me ocorre de visualizar o modelo completo e sim apenas algumas partes do mesmo. No entanto, na medida em que vou desenvolvendo a peça, os demais grafismos e cores surgem de forma a completar um quebra cabeças cuja origem, obviamente, não está fora de mim, mas em minha mente inconsciente apenas esperando uma chance de aflorar.

Para "alimentar" a mente com referências visuais busco, com frequência, coletar imagens nos mais diversos meios: TV, cinema, revistas, livros, Internet, fotografias que faço com minha máquina digital. E, na medida do possivel, mantenho inúmeros cadernos onde as organizo de forma a facilitar uma rápida consulta.

Atualmente, por exemplo, estou trabalhando tendo como forte referência à cultura hindu(em breve pretendo publicar aqui os primeiros resultados), mas não raro bebo em fontes célticas, africanas e andinas, ou mesmo em obras de pintores e escultores nacionais e estrangeiros. Minha única preocupação é de não delimitar "fases" ou períodos em minha produção. Apenas deixo fluir a voz interior.
A imagem que postei hoje é justamente uma colagem de algumas referências que utilizo amiúde em meu trabalho. Mesmo que pareça, em um primeiro momento, uma confusa "salada" visual, para mim é plena de sentidos.

Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário