10/25/2008

Hamsa ou a mão da sorte

Tenho por hábito, que considero salutar, sempre estar experimentando novas formas, abordagens e possíveis aplicações com Polymer Clay/cerâmica plástica. Já que não tenho o objetivo ou mesmo a pretensão de me considerar pronto e sabedor de todos os truques e segredos inerentes ao material. Pelo contrário, me vejo desde sempre apenas como um esforçado aprendiz muito curioso e determinado, mas em assumido eterno aprendizado. Desta forma, só me resta fazer experimentos, aplicar minhas idéias e observar de maneira isentamente autocrítica os resultados que, admito, nem sempre são bons.

Desta vez estou postando um exemplo parte de uma nova série de peças que surgiram com testes criados a partir da produção e utilização de moldes produzidos por mim em Polymer Clay(tão duráveis e ricos em detalhes quanto os produzidos em silicone ou gesso) aos quais associei o emprego de pigmentos especiais que tem por base mica, o chamado PearlEx. Material este lamentavelmente não encontrado no mercado nacional, mas que pode ser substituído, ainda que com resultados limitados, por purpurina.

Para tanto utilizei uma Hamsa metálica que encontrei por acaso escondida dos olhos na casa uma boa amiga que sequer lembrava-se de sua existência. Resultando disto peças discretas mas, tão interessantes e de presença tão marcantes quanto o original.

Mas afinal o que é uma Hamsa? Bem, a Hamsa ( se pronuncia Rãmisa) é um símbolo utilizado tanto por muçulmanos quanto por judeus ou mesmo turcos. Trata-se de uma mão estilizada, empregada como amuleto para proteção. Ela representa uma mão aberta como que indicando o sinal de pare para coisas, pessoas e energias negativas.
Khamsa quer dizer cinco em árabe, uma referência aos cinco dedos das mãos e os cinco níveis da alma. Sendo que muitas vezes a hamsa inclui um olho em seu centro, fortalecendo a idéia de proteção contra mau olhado.

Infelizmente, esqueci de fotografar o original para posteriormente postar aqui para uma, mesmo que supérflua, comparação entre o original e as cópias. Isto fico devendo para um próximo post. Até lá se deliciem com a peça que considero uma obra de arte pela riqueza minuciosa dos detalhes os quais, em certa medida, consegui reproduzir e até mesmo ressaltar com ajuda do PearlEx.

Em tempos de olhos invejosamente gordos, toda proteção é sempre lucro. Xô, xô, energias ruins!!!

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário